fbpx

Blog

Valor do bimestre: Disciplina e Organização

Disciplina e Organização no trabalho

“Se a pessoa, por mais rica e poderosa que seja, não tiver organização e disciplina, acabará fazendo muito pouco por si mesma.” (Abílio Diniz)

Onde não há disciplina e organização não haverá o progresso e consequentemente o sucesso. O planejamento é tudo pois evita a
gente cair de pára-quedas. É verdade que no decorrer do dia surgem imprevistos mas você está mais preparado para superá- los e não ficar perdido nas tarefas.

A disciplina, é a escada para o sucesso em qualquer função e serviço.Traçar planos e organizar a rotina ajudam a atingir os objetivos. Considerada fator determinante para uma vida coroada por vitórias, a disciplina está relacionada à responsabilidade e à organização. O termo pode ser utilizado em diversos aspectos, tanto da vida profissional como da pessoal. O ser humano aprende desde criança que para conseguir realizar um objetivo com sucesso é preciso respeitar procedimentos. Seja a cobrança da boa nota na escola, seja a entrada numa faculdade ou a conquista de um bom emprego. Mas é preciso lembrar que para ser uma pessoa disciplinada não é necessário ser um dependente de regras, da rigidez ou da prisão psíquica. Deve-se ter bom senso, saber qual é a dose certa para se organizar, sem se aprisionar a um sistema metódico exagerado e cansativo. Aqueles que não encontram um equilíbrio transformam-se em profissionais aficionados por bens materiais e conquistas, mas sem a referência do que é ser feliz.

Para Eugenio Mussak, professor e consultor em desenvolvimento humano, a dose certa para se disciplinar é integrar três fatores: coragem, persistência e relevância.


Rodapé